UM SONHO QUE AINDA HOJE COMANDA A DANÇA...



Foi em 1993 que abrimos as portas à cidade. Uma escola para todos onde a dança foi sempre encarada como um projeto de vida. Na cabeça da dupla de fundadores - Teresa Vieira e Jaime Tojal - havia objetivos muito bem definidos: atualizar e aprofundar a formação em dança, fazendo o upgrade dos currículos, diversificando métodos de ensino, propondo módulos de especialização e convidando professores de renome internacional; democratizar o ballet, facilitando o acesso à escola através da criação de um sistema de transporte pioneiro e de uma política de preços moderados; criar condições físicas e técnicas para fazer da frequência das aulas de dança uma mais-valia lúdica e pedagógica.


A qualidade do nosso ensino foi reconhecida, em 2007, pela Imperial Society of Teachers of Dancing (ISTD), nomeando o Centro de Dança do Porto como “Approved Dance Centre”, desde então o único em Portugal. A ISTD é uma das entidades líderes mundiais na certificação de exames de dança e esta acreditação confere reconhecimento e equivalência mundial nos exames que a nossa escola realiza.


Ao longo destes 25 anos de existência, sempre enaltecemos o lado artístico e virtuoso da dança, bem presente em todos os grandiosos espetáculos de bailado que já promovemos, alguns deles autênticas super produções, com primeiros bailarinos convidados, cenários de filme e figurinos dignos dos maiores palcos mundiais.

Privilegiamos também outras modalidades da dança, com professores de renome internacional convidados, oferecendo aos nossos alunos oportunidades únicas de crescimento na sua aprendizagem.

Além da formação de bailarinos e professores, orgulhamo-nos também da nossa atividade na vertente social, na qual apoiamos jovens bailarinos com bolsas de estudo, permitindo a aprendizagem e progressão de alunos com excelentes capacidades de desenvolvimento técnico e artístico. As turmas masculinas de bailarinos são um exemplo desse trabalho de incentivo a talentos promissores. Atualmente são cerca de duas dezenas de jovens rapazes que, entusiasticamente, se dedicam à prática do ballet clássico.



A NOSSA CASA


 

Em 1996, abrimos o novo espaço onde atualmente nos localizamos. Um espaço apetrechado para acolher as aulas diárias, mas também pequenas demonstrações e eventos públicos informais, tanto no interior como ao ar livre.

O Centro de Dança do Porto atualmente, dispõe de quatro estúdios, dos quais o maior tem uma área de 156m2, com bancada de 100 lugares e pé direito de 3,5m. No exterior, o palco ao ar livre, com área de 140m2 dispõe de bancada para 200 lugares, bem como um parque de estacionamento privativo e uma “Casinha” adjacente.

Não é apenas uma escola: é um sítio a que também se chama casa, porque não foi feito para se ir e vir, mas sim para se estar. Por essa razão, as nossas instalações têm muita luz e muitos espaços verdes, mas também uma lareira no interior, que acolhe e aquece os dias mais frios. Ao todo, são 2500 m2 que os arquitetos José Carlos Cruz e Pedro Alarcão aproveitaram, de modo a tirar o maior partido de uma rua tranquila no centro geográfico do Porto.



2500 m2

4 estúdios

1 palco ao ar live





“O ballet clássico é rigor, disciplina, perseverança, trabalho por objetivo e alegria da conquista -
uma formação que todos os jovens que por aqui passam levarão consigo, seja ou não uma vida ligada à dança e às artes de palco.”







O NOSSO CORPO DOCENTE


T

Teresa Vieira

Fundadora e Diretora Artística


Completou o curso pela Imperial Society of Teachers of Dancing (ISTD) sob a orientação de Pirmin Treku. Integrou a Companhia de Bailado do Porto desde a sua formação até 1991, tendo participado em todos os espetáculos da companhia. Iniciou-se em 1983 como professora de ballet clássico, obtendo em 1989 o estatuto de professora associada (AISTD); um ano mais tarde, concluiu com distinção o diploma de professora licenciada (LISTD) e em 2008 (FISTD). Em 1993 dá finalmente vida ao seu projecto, abrindo o Centro de Dança do Porto, onde coreografou e produziu várias peças originais, “Alice no País das Maravilhas”, “O Feiticeiro d’Oz”, “Pinóquio”, “A Bela e o Monstro”, “Branca de Neve”,“Aladino e a Lâmpada Mágica” e “Sereiazinha”. Responsável pela direção artística de espetáculos de bailado de Repertório Clássico, trabalhou com bailarinos convidados de renome internacional como Aki Saito e Wim Vanlessen, Viengsay Valdés e Romel Frometa. Produziu várias Galas Internacionais com bailarinos principais de conceituadas companhias como o Ballet Nacional de Cuba, o Royal Ballet de Flandres, o Staatstheater Wiesbaden e a Companhia Nacional de Bailado. Fundadora, diretora artística e coreógrafa residente da Companhia de Dança do Porto, coreografou “Terracota”, “Viva Vivaldi” e “A Queda de um Anjo” funções que assume de novo na agora recém-criada Companhia Jovem de Dança do Porto, um projeto que materializa a visão que sempre teve da dança e da aposta na formação de jovens bailarinos.


Jaime Tojal

Fundador e Diretor Financeiro

Iniciou a sua atividade em 1984 ligado à área comercial, numa empresa parabancária do Grupo Líder, “Consórcio Líder”, passando por Delegado Comercial, Inspetor de Vendas e Gerente da Filial do Porto. Desde sempre cumpriu com os objetivos, tendo, em oito anos, ultrapassado os 2500 clientes. Frequentou em 1989, o curso de Marketing e Gestão de Empresas na Área-Chave, “Consultores Portugueses Associados, Lda.”, em Lisboa. Em 1993 iniciou um projeto novo, o Centro de Dança do Porto. Acompanhou e dirigiu a obra de raiz da Escola, por empreitadas, concluída em 9 meses. Em 1997 passou a trabalhar a tempo inteiro no CDP, sendo o responsável pela parte administrativa, financeira e de relações públicas da escola. Tem vindo a desenvolver um trabalho em Protocolo com os maiores e mais prestigiados Colégios do Porto, Clip; Colégio Alemão; Escola Francesa e Colégio Novo da Maia. No ano 2000-2001 fez uma Pós-Graduação em Gestão Cultural, na Escola de Gestão do Porto. Tem vindo a alargar o ensino da dança em vários pontos do País, colocando Professores de clássico em escolas de dança com o mesmo programa do CDP. Em 2004 iniciou um projeto pioneiro em Portugal, organização da 1ª Gala Internacional de Bailado, com apresentações no Teatro Municipal do Porto-Rivoli e Teatro Camões. Em 2008 - Gala Internacional de Bailado no Coliseu com um elenco de primeiros bailarinos das companhias Ballet Nacional de Cuba, Roland Petit, Royal Ballet de Flandres e CNB. Em 2010 produziu a 1ª Gala Jovem de Bailado em Portugal na Casa da Música convidando todas as escolas e Conservatórios de referência de Portugal e Espanha, em 2017 organizou a 2ª Gala Jovem de Bailado no Teatro Campo Alegre. Iniciou em 2004, a sua colaboração num projeto pioneiro com a C. Municipal do Porto, “PORTO DE CRIANÇAS” que tem o objetivo de levar o ensino da dança a todos os alunos do 1º Ciclo das escolas oficiais do Porto. É membro fundador da Companhia Jovem de Dança do Porto sendo o seu Diretor Financeiro e responsável pela área de relações públicas e contactos com o Ministério da Cultura, Câmara Municipal do Porto e Instituto Português da Juventude, entidades que apoiaram esta Companhia. Em 2019 consegue autorização definitiva para o CDP como Estabelecimento de Ensino Especializado em Dança.


Joana Tojal

Professora de Ballet Clássico


Iniciou os seus estudos de dança no Centro de Dança do Porto (CDP), tendo concluído todos os exames da Imperial Society of Teachers of Dancing (ISTD) com boas classificações. Durante a sua formação participou em todos os espetáculos e produções do CDP, destacando-se como principal em muitos deles. Em 2008 ingressa na Universidad Rey Juan Carlos em Madrid, no Curso Superior de Pedagogia da Dança, pelo Instituto Alicia Alonso onde integrou o Ballet de Camara de Madrid. Desde 1996, tem vindo também a desenvolver outros estilos de dança: Contemporâneo, Irish Dance, Sapateado, Hip-hop, Jazz e Flamenco. Desde 2012 que leciona no CDP colaborando também no programa ''Porto de Crianças'' promovido pela Câmara Municipal do Porto e nos Cursos de Verão para crianças. É também a coreógrafa dos Flashmobs produzidos pelo CDP. Em Setembro de 2018 foi selecionada para ingressar no Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança.


Ágata Roque

Professora de Ballet Clássico


Iniciou os seus estudos de Ballet Clássico em 1993, no Centro de Dança do Porto, onde estudou com professores de renome internacional e realizou todos os exames da Imperial Society of Teachers of Dancing (ISTD) com ótimas classificações. Participou em concursos Internacionais, tais como: Concorso Internazional de Danza de Rieti (Itália), Concurso Internacional de Lyon (França) e Concurso Internacional do Algarve. Em 2004 ingressou no Real Conservatorio Profesional de Danza de Madrid, onde estudou Ballet Clássico, Pontas, Repertório, Pas-de-Deux, Contemporâneo e Música. Em 2006 realizou uma audição na Companhia Nacional de Bailado (CNB), onde ingressou e permaneceu como bailarina estagiária até 2008, dançando bailados clássicos e contemporâneos tais como “O Lago dos Cisnes”, “Baile dos Cadetes” e “Front Line”. Em 2008 reingressou no Centro de Dança do Porto onde se encontra desde então como bailarina e professora.


Rita Tojal

Professora de Dança Contemporânea



Iniciou os seus estudos de Ballet Clássico aos 3 anos de idade, Centro de Dança do Porto (CDP), com Teresa Vieira, onde fez todos os exames até ao nível Intermédio, pela Imperial Society of Teachers of Dancing (ISTD). Estagiou no Conservatório Superior de Danza de Madrid – Maria D’Ávila, onde teve aulas de clássico, contemporâneo e atelier de coreografia de Jiri Kilian e Nacho Duato. Desde 2009 que apoia o CDP em todo o vestuário e guarda-roupa, sendo da sua autoria os figurinos dos bailados: “Polegarzinha” (2009), “Alice no País das Maravilhas” (Gala 20 Anos - 2013), “Class Concerto” (2014), “4 Elementos” (2014), “Lago dos Cisnes” (2014), “Carnaval dos Animais” (2015) e “Sereiazinha” (2015 e 2016). Terminou o curso de Figurinos na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, cumprindo o seu último ano na Escuela Superior de Arte Dramático de Múrcia, em Teatro-encenação (2013). Frequentou, também, uma Pós-graduação em Dança Contemporânea na ESMAE, em parceria com o Teatro Municipal do Porto – Rivoli e ESE – Escola Superior de Educação.


Fátima Lima

Professora de Ballet Clássico



Iniciou os seus estudos de ballet clássico na Academia de Bailado Fátima Valle da Veiga em 1978. Em 1983 ingressou na Academia de Bailado Pirmin Treku onde concluiu os seus estudos. Posteriormente ingressou no Centro de Formação Profissional da Companhia Nacional de Bailado. Durante a sua carreira dançou obras de repertório como “O Lago dos Cisnes”, “Giselle”, “Coppelia”, “O Quebra-Nozes”, “Pássaro de Fogo”, “Carmina Burana” e “A Sagração da Primavera”. Participou também em diversas Óperas do Teatro Nacional S. Carlos e dançou como solista na programação do Festival “Noites de Queluz”.
Foi assistente de encenação e diretora de cena dos espetáculos Let´s Make an Opera de Benjamin Britten, no âmbito da Capital Europeia da Cultura (Lisboa 1994). Em 2000 obteve o diploma de professora associada pela Imperial Society of Teachers of Dancing (ISTD). Desde 1995 leciona Ballet Clássico e Caráter no Centro de Dança do Porto.




Paula Nunes

Diretora Pedagógica e Professora de Música do EAED


Natural do Porto, iniciou os estudos musicais no Conservatório de Música desta cidade, tendo prosseguido os estudos a nível superior na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, onde concluiu o Bacharelato em Clarinete e a Licenciatura em Formação Musical. Obteve, em 2009, o grau de Mestre em Estudos da Criança – Educação Musical na Universidade do Minho e, em 2010, ingressou no Programa Doutoral em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde iniciou o projeto de dissertação “Políticas do Ensino Especializado da Música no início do séc. XXI – estudo de implementação em escolas do distrito do Porto”. Participou em cursos, masterclasses, seminários e conferências ao longo da sua formação na área da Interpretação Instrumental-Clarinete e na área de Formação Musical, em Portugal e no Zoltan Kodály Music Pedagogical Institute of Ferenc Liszt Academy of Music, em Kecskémet e Budapeste, na Hungria. Tendo exercido funções docentes na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na Academia de Música de Castelo de Paiva e na Academia de Música Fernandes Fão, atualmente integra o quadro do Conservatório de Música do Porto e leciona a disciplina de Música no Centro de Dança do Porto, onde exerce o cargo de Diretora Pedagógica. Regularmente, orienta ações de formação nas áreas da expressão e pedagogia musical e organiza ações didáticas e pedagógicas no âmbito da Música para a Infância.


Nuno Alexandrino

Pianista

Organista, Pianista, Cravista e compositor, é natural da Freguesia de Avanca (Estarreja). Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Aveiro onde estudou Órgão, Piano, Cravo e Canto, tendo estudado com os Professores Domingos Peixoto e António Mário (Órgão), Manuela Guerra (Piano), Cândida Matos (Cravo) e Ana Fleming (Canto) entre outros. É licenciado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com o Professor Antoine Sibertin-Blanc (Órgão e Improvisação), Prof. Stephen Bull (Música de Câmara), Roberto Perez e Christopher Bochmann (Composição), entre outros. Estudou na Escola das Artes de Utrecht (Holanda), onde foi aluno do compositor e organista Willem Tanke. Frequentou o Mestrado de Performance Musical em Órgão na Universidade de Aveiro, onde foi aluno da Profª Edite Rocha. Estudou Direcção Coral com os Maestros Edgar Saramago, Artur Pinho , Martin Schmidt, Vasco Negreiros e Paulo Brandão. Participa regularmente em Masterclasses de Órgão, com organistas como Franz Stoiber, Graham Barber, Willem Tanke, Fermmann Stinder, António Mário, Eugénio Amorim, José Uriol, Xavier Artigas, Edite Rocha entre outros. Como Concertista, apresenta-se regularmente quer a solo, quer com Coros, Orquestras e músicos solistas, um pouco por todo o país e estrangeiro. Participa regularmente em vários festivais internacionais de órgão e em vários concursos de órgão. Trabalha desde 1992 como pianista acompanhador de dança clássica e contemporânea, tendo tido a oportunidade de trabalhar com vários, professores e coreógrafos em várias escolas e companhias de dança. Participou, como músico em bailados com composições originais de Roberto Perez e em criações coreográficas de diversas escolas de dança. 





︎CONTACTOS

Rua da Bouça, 105 Porto, Portugal
cdancaporto@gmail.com

(+351) 22 830 37 86
968 838 345

︎  ︎  ︎