ESTÁGIOS DE DANÇA


Em 2001 organizamos o primeiro Estágio de Dança, desenvolvido com o objetivo de explorar aspetos técnicos da prática do ballet clássico e da dança contemporânea de modo mais intensivo, e dirigido a bailarinos pré-profissionais e alunos já com algum grau de especialização. Mais uma vez contamos com a orientação de excelentes profissionais e com empenhados e talentosos alunos. Um desses alunos foi distinguido pela revista norte-americana Forbes, que o incluiu na lista “30 under 30" que distingue os “30 jovens mais brilhantes, inovadores e influentes da Europa”, na categoria Arte e Cultura. Falamos de Marcelino Sambé, bailarino principal do Royal Ballet de Londres, a quem aproveitamos para dar os parabéns pela carreira que tem desenvolvido!

Professores convidados para os Estágios de Dança
África Paniagua; Aki Saito; Alexei Dubinin; Alistair Main; Ana Baselga Soriano; Carlos Pinillos; Cristina Maciel; Daniela Severian; Fernando Vera; Filipa de Castro; Fuentsanta Ros; George Birkadze; Hervé Ilari; Lia Calizzo; Lienz Chang; Luis Damas; Maria Palmeirim; Martha Bosch; Paula de Castro; Pedro Berdayes; Randall Scott; Sebastian Rowinsky; Sergio Bernal Alonso





CURSOS DE VERÃO


Anualmente, no final do ano letivo, e habitualmente na primeira quinzena de julho, realizamos cursos de verão para crianças e jovens, abertos a alunos do CDP, bem como a externos, procurando desenvolver não só o Ballet Clássico e a Dança Contemporânea, mas abrangendo ainda outras áreas artísticas.

Os nossos cursos de verão foram uma aposta feita logo no nosso primeiro verão de vida, em 1994, com o objetivo de promover a troca de experiências entre os nossos alunos e profissionais reconhecidos da área da dança. E foram muitos os professores e muitas as horas de verão passadas pelos nossos alunos a viver a dança nas suas mais variadas modalidades: Clássico, contemporâneo, dança do ventre, expressão dramática, jazz, hip-hop, flamenco, irish dance, sapateado.

Em 2003, ano do nosso 10.º aniversário, os nossos professores do curso do verão desse ano caíram literalmente do céu, perante uma multidão de alunos e curiosos, que os esperavam quando o helicóptero os trouxe para a mostra final aterrando na nossa escola, nesse dia transformada também em heliporto!

Professores convidados para os Cursos de Verão
Alexandre Fernandes; Alexandre Vorontsov; Ana Gonzalez; Ángela Rodriguez; Antonio Carallo; Ben Maher; Benvindo Da Fonseca; Berry Doddema; Carlos Miró; Carolina Cantinho; Colin Sinclair; Constança Azevedo; David Greenall; David Haeberli; Diana Rêgo; Diana Thedim; Drive; Dunia Vera; Elena Castro Cañadas; Fernando Lazaro Dorado; Fernando Vera; Filipa Peraltinha; Filipe Tenreiro; Fionna Alderman; Gustavo Zajac; Héctor Torres; Helena Vorontsova; Jay; Jean Paul Bucchieri; Joana Saahirah; Jorge Marin; José Reches; Júlio Lisboa; Julio Medina; Julio Viera; Kimberley Ribeiro; Lucilia Baleixo; Manuel Brás Da Costa; Manuel Jimenez; Marcello Raciti; Marcos Rodríguez; Maria Luisa Carles; Marta Atayde; Martha Gilheaney; Mathias Crist; Mercedes Alvarez; Michel; Moncho Rodrigues; P. Lock; Paola Moreno; Paula Careto; Pedro Berdayes; Pedro Mendonça; Raquel Sánchez; Rafael Romero; Robinson Windsor; Rosália Passinhas; Ruth Long; Sheila O'reilly; Sónia Soulshine Mvondo; Teresa Prima; Vanda Oliveira; Virginia López; Vitor Santos





MINI ME / CRIANÇAS AO PALCO


Sempre a pensar no futuro da dança, foram muitas as iniciativas criadas especialmente para os mais novos. Nem todos se tornaram, ou se tornarão, bailarinos, mas temos a certeza de que todos são hoje, e serão no futuro, um público atento e interessado e, sobretudo, comprometido com este universo maravilhoso que é a dança! CRIAR, foi o primeiro dos projetos desenvolvido com este objetivo, integrado nos cursos que já realizávamos durante o período das férias de verão. Pensado inicialmente para crianças entre os 5 e os 8 anos, este projeto incluía um programa diversificado que incluía disciplinas como expressão dramática, expressão plástica, dança criativa, música, pintura, passeios, natação, jornalismo e visitas de estudo. Este projeto deu lugar entretanto ao CRIANÇAS AO PALCO, um atelier criativo dirigido a crianças com idades entre os 6 e os 14 anos e que, mantendo uma estrutura multidisciplinar, foi direcionado de forma mais direta para as artes do espetáculo, incluindo aulas de dança, canto e teatro, a par de sessões de artes plásticas, relacionadas com a construção de cenários e a elaboração de guarda-roupa, prevendo sempre uma apresentação final de todo o trabalho desenvolvido aberta aos pais/familiares. No último verão reforçamos a oferta para este público com a versão MINI ME dos nossos cursos de verão. Uma semana cheia de dança, onde os participantes puderam divertir-se a criar um flashmob, a representar um teatro musical, a saber mais sobre bailados de repertório, a gravar um vídeo-clip, a exprimir-se com o contemporâneo, a entrar na onda do hip-hop, a aprender claquete e a mostrar tudo às famílias numa apresentação final. Nestes nossos projetos contamos com os nossos professores residentes, mas também com professores convidados, especializados nas restantes disciplinas incluídas.




︎CONTACTOS

Rua da Bouça, 105 Porto, Portugal
cdancaporto@gmail.com

(+351) 22 830 37 86
968 838 345

︎  ︎  ︎